Naufes São Mateus

O NAUFES em São Mateus foi instituído por meio da criação da Comissão Permanente de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais, instituída pela Portaria nº 32, 13 de agosto de 2014, assumido pela Presidenta Profa. Ms. Keli Simões Xavier Silva do Departamento de Educação e Ciências Humanas - DECH, com membros em diversos setores do Centro da UFES de São Mateus, sendo Larissa Goya Billota (Arquiteta e Urbanista da Subprefeitura), Tullio Cezar de Aguiar Brotto (Psicólogo do CASAS - Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social), Ademilson Dias Ferreira (Tradutor-Intérprete de Libras/Português), Sarah Tiburtino Moreira (Assistente em Administração da Central da UFES e Pessoa com Deficiência Auditiva), Prof. Dr. Márcio Solino Pessoa (Departamento de Ciências Naturais) e Jéssica Cristina Silva Delcarro (Discente e Pessoa com Deficiência Visual). Em seguida, a nomenclatura da comissão foi alterado para Comissão Permanente de Apoio para Acessibilidade do Ceunes - CPAA, na data de 25 de março de 2015 em seu memorando nº 01/2015, e portaria nº 001, 31 de março de 2015. E desde então, vem promovendo reuniões, enfrentamentos, discussões, propostas e desafios...

Em 2017, assume a Presidência da comissão, o Prof. Ms. Daniel Junqueira Carvalho (surdo) do Departamento de Educação e Ciências Humanas, por meio da portaria n° 012, de 08 de maio de 2017, com os representantes da comissão: Profª Drª Rita de Cássia Cristofoleti (Derpatamento de Educação e Ciências Humanas) - foi substituída por Profa. Dra. Isabel Matos Nunes do mesmo departamento (Mãe militante de uma criança com deficiência múltipla) Larissa Goya Billota (Arquiteta e Urbanista da Subprefeitura), Tullio Cezar de Aguiar Brotto (Psicólogo do CASAS - Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social), Ademilson Dias Ferreira (Tradutor-Intérprete de Libras/Português), Sarah Tiburtino Moreira (Assistente em Administração da Central da UFES e Pessoa com Deficiência Auditiva) e Jéssica Cristina Silva Delcarro (Discente e Pessoa com Deficiência Visual).

EQUIPE DE COLABORADORES DA ACESSIBILIDADE NO CEUNES

  • Biblioteca Setorial Norte

A infraestrutura da Biblioteca Setorial do Ceunes ainda não se encontra totalmente adaptada, no entanto, as entradas do prédio são adequadas para cadeirantes. O acesso ao 2º piso da biblioteca, é possível por meio de uma rampa e ambos os andares possuem sanitários feminino e masculino. Encontra-se na biblioteca os recursos de acessibilidade: 1) Impressora Braille, 2) Scanner de Voz e 3) VPAD.

Informações: http://www.ceunes.ufes.br/biblioteca

  • Laboratório de Inclusão

O Laboratório de Inclusão fica localizado no prédio da Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB). Nele encontram-se lotados dois servidores tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa. O Laboratório é equipado com recursos de informática.

  • CASAS

A Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social (CASAS), é o setor responsável pelas práticas de atenção à saúde e assistência social dos servidores e estudantes do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da UFES. Implementa os programas/projetos realizados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (PROAECI) via Departamento de Assistência Estudantil (DAE), adequando tais ações à realidade do Centro, além de implementar projetos próprios.

A equipe atende aos estudantes tanto por demanda espontânea e por encaminhamentos quanto durante os macroprocessos (cadastro na assistência estudantil e reserva de vagas). Realiza o acolhimento aos estudantes no sentido de escutá-los, orientar a respeito dos seus direitos, das documentações necessárias e dos serviços disponíveis na Universidade. Nos casos em que durante o acolhimento emergem necessidades que justificam um atendimento especializado, ou quando o próprio estudante solicita acessibilidade, a equipe realiza o encaminhamento para o NAUFES e para a rede de serviços do município, quando necessário. Além disso, a equipe pode fazer contato com os familiares, se preciso for. Nos casos em que foram identificadas necessidades de atendimento especial para garantir o acesso do estudante à rotina da vida acadêmica, a equipe mantém o estudante em acompanhamento psicossocial.

Informações pelo link: http://casas.saomateus.ufes.br/apresentacao

http://casas.saomateus.ufes.br/fale-conosco

  • SUGRAD

A Secretaria Única de Graduação (SUGrad) busca intermediar os procedimentos de registro e controle acadêmico dos alunos do Campus São Mateus (CCAE e CCENS) junto à Pró-reitora de Graduação (PROGRAD/UFES) e oferecer suporte técnico-administrativo aos Colegiados de Curso.

Como a Sugrad além desses serviços, também recebe pedidos de amparo legal, a CPAA do Ceunes estabeleceu parceria com este setor para que ele também possa tentar identificar e encaminhar alunos com deficiência para atendimento.

Informações: http://graduacao.saomateus.ufes.br/

  • Subprefeitura

A Subprefeitura é uma agência de atendimento dos serviços da Prefeitura Universitária para a comunidade acadêmica do Campus São Mateus e tem como responsabilidade a análise, dimensionamento e atendimento das demandas relacionadas aos serviços de vigilância, conservação, transporte, manutenção e limpeza do Campus.

Informações:  http://subprefeitura.saomateus.ufes.br/

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910